segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

A Importância do Casamento


Nossa sociedade é repleta de tradições e costumes que atravessam o tempo e, embora um pouco enfraquecidos, resistem as mudanças fazendo com que as histórias passadas de mãe para filha, em grande parte dos casos, se repitam. É ai que entra a questão "casamento" com todos os seus rituais e superstições. A maioria dos casais em conversas informais, declaram não se importarem com cerimônias e coisas do tipo. No entanto se falarmos com mulheres separadamente a conversa toma outro rumo. Afinal qual a mulher que não gostaria verdadeiramente de ter seu dia de rainha, com direito a vestido, véu, grinalda, damas de honra e uma igreja inteira somente a sua espera? Mas é nesse sentimento que mora o perigo. Casamento não é apenas uma festa, onde se comemora a união com a pessoa amada. Essa cerimônia, apesar de estar sempre ligada a uma grande festa, é o momento onde as duas partes, homem e mulher, entregam-se um ao outro e juntos pedem a bênção de Deus e também se comprometem com Ele em respeitar-se, amar-se e juntos enfrentarem dificuldades ajudando-se mutuamente. Não falo aqui de nenhuma religião específica e sim de um compromisso entre Deus e nós. O casamento não pode nem deve ser encarado como apenas uma festa, pois o ritual em si exige muita concentração do que foi proposto e na aceitabilidade de quem assume os compromissos. Me atendo a cerimônia religiosa católica, que é a que conheço e a aonde foi realizado meu casamento, posso dizer que a preparação dos noivos começa bem antes da cerimônia em si. Existe um curso, que é dado por casais que são frequentadores da Igreja, direcionado aos noivos onde se aprende muito com a experiência de quem tem muitos anos de casamento e de companheirismo, por que existem casais que estão a anos juntos mas parecem inimigos. Assim descobrimos quais as dificuldades, onde não cometer os mesmos erros, a ser paciente com o outro e principalmente que casamento não se trata de uma brincadeira onde quando se enjoa pára-se de brincar. O que falo aqui não se trata de uma crítica a casais que não são casados em uma Igreja. Falo da impôrtancia de encara-lo como dádiva de Deus. Também não digo que Deus não esteja presente em um casamento que não tenha sido formalizado, o que quero mostrar apenas é a graça que recebemos quando colocamos nosso relacionamento na mãos de Quem mais nos ama. Por isso, seja casado na Igreja ou não, tente descobrir quão é maravilho a convivência a dois com a presença de Deus. Quando achamos o companheirismo no outro, encontramos também a vida de glórias que só o Pai pode nós oferecer!!! Érica essa foi pra vc minha grande amiga, pois foi juntas que descobrimos esse tesouro que foi nossos casamentos.

3 comentários:

  1. Adorei amiga a dedicatoria!!!!
    Acredito em td que vc disse nesse texto, nos somos a prova disso, graças a Deus encontramos a pessoa certa.
    bjo bem grande....

    ResponderExcluir
  2. Sempre levei muito a sério..CASAMENTO, é uma decisão que deve ser tomada com plena certeza de que é isso que vc realmente quer, pena que nem todos pensam dessa forma....

    ResponderExcluir
  3. muito proveitoso, ter lido esse artigo, penso dessa forma, mas vivo uma união estável, mas o casamento dessa forma descrita realiza os desejos que temos em oportunizar momentos tão especiais com pessoas que elegemos especiais, construimos nossa história individual e coletivamente e nos sentimos realmente integrada numa sociedade que de fato estamos formando decorrente desse momento tão especial como é o casamento, que significa desenvolver um projeto de vida, e quando conseguimos realizar nosso propósito, isso faz muito bem para nossa auto estima.

    ResponderExcluir

OLÁ LEITORES! MEUS TEXTOS SÃO INSPIRADOS EM EXPERIÊNCIAS DE VIDA TANTO MINHAS QUANTO DE PESSOAS COM QUEM CONVIVO... GOSTARIA DE OBTER SEMPRE COMENTÁRIOS PARA QUE ASSIM POSSAMOS TROCAR MAIS EXPERIÊNCIAS... AGUARDO VCS!!!!