sábado, 8 de janeiro de 2011

Vida Real - parte 1



Tudo que escrevo em algum momento da vida já fez parte do meu cotidiano ou até ainda faz. São experiências de vida que em muito me acrescentam e me fazem perceber que até as situações ruins são na verdade aprendizados sobre o valor que se dá a determinadas coisas.

Bem falando em valor e aprendizado posso dizer que ainda tenho muita coisa pra viver, porém aprendi desde muito cedo que família não significa apenas laços sanguíneos, mas escolhas, cuidado, abstenções e dedicação.

Desde muito cedo, convivi com responsabilidades que fugia ao normal do convencional de uma criança. Minha mãe tinha lúpus, uma doença sem causa nem tratamentos definidos e que tem sintomas ligados mais aos estados emocionais do que aos fisiológicos o que dificultava ainda mais o controle da doença tendo em vista que até uma alegria a mais poderia ser prejudicial a ela, e eu sempre procurei ter muito cuidado com toda a sua fragilidade. Nossa família era composta por ela, meu pai meu irmão e eu, sendo que meu irmão, que também era mais velho, tinha sido adotado a um mês de vida pois minha mãe já havia tentado sem sucesso engravidar e não tinha mais a esperança de ter um filho consaguíneo.

Depois de um ano e alguns meses ela simplesmente engravidou e após meu parto os sintomas começaram a aparecer. Logo que começamos a ir a escola, meu irmão começou a mostrar-se arredio e apenas meu pai o controlava pois era rígido e ele o temia. Porém no passo que os anos passavam ele ficou cada vez mais rebelde e sem controle e isso debilitava minha mãe a cada dia.

Em determinado momento foi contado a ele sua real condição de filho adotado, e minha mãe na esperança de mostrar-lhe quão foi sua sorte de ter sido criado por uma família que o amava pediu-lhe que procurasse ser melhor pois ela já não dispunha de saúde para intervir entre ele e meu pai que já nem conseguia entender o porque de ter cuidado de alguém que parecia odiar-lhes.

Porém nada mudou e aos 13 anos apenas meu pai simplesmente desistiu... No entanto minha mãe apesar de aparentemente mais frágil ainda não havia desistido e pediu ao meu pai que pelo menos o colocasse para trabalhar de braçal em nossa fazenda e para não contrariá-la assim foi feito.

No dia em que meu irmão saiu de casa, profunda tristeza cobriu o olhar de minha mãe que agora longe do filho que ela tinha escolhido para ser seu, só pensava em como juntar novamente a família que ela tanto amava e que um dia em um lindo sonho havia visto como seu refúgio, seu porto seguro.

Dias se passaram e mesmo doente, devido aos acontecimentos, ela decidiu que iria vê-lo e meu pai sem ter como dizer não a levou. Lembro de quando ela chegou em casa me chamou no reservado e com olhos encharcados disse-me como voz trêmula: "seu irmão está magro e com calos nas mãos, seu pai não me deixou dar-lhe dinheiro nem os biscoitos que tanto gosta, mas vou comprar, nem que seja escondido, uma luva para proteger suas mãos que estão machucadas pelos calos."

Eu apenas confirmei com a cabeça, pois nós éramos cúmplices no amor que sentíamos por ele e assim ela fez. Passadas mais algumas semanas minha mãe já não conseguia mais levantar da cama, as refeições eram feitas lé mesmo e o banho tinha o auxílio de meu pai que carinhosamente a levava nos braços para o banheiro para que pudéssemos banhá-la.

Seu estado foi a cada dia piorando e ela já pouco falava, mas conseguia pedir que não deixássemos que ninguém a visse naquele daquele jeito. Ela era muito alegre e em seus momentos de saúde adorava rir, dançar e cozinhar. Logo suspendemos as visitas e só as pessoas de casa tinha acesso a ela. Dentre essas pessoas estava minha tia irmã de meu pai, porém mais parecia mãe de minha mãe, devido a dedicação que ela tinha com todos nós.

Ela é espírita e por isso eu sempre convivi com essa idéia de morte e de vida após a morte, contudo não imaginava, pois acho que isso ninguém imagina, que eu perderia minha mãe. Primeiro porque eu também convivia com a doença dela desde bebê e já havia me acostumado com seus altos e baixos, e segundo porque eu achava que pai e mãe eram criaturas imortais. Até que três dias antes de sua partida, minha tia me chamou fora do quarto (eu já não saiu mais de lá a uma semana, durante o dia e a noite que por sinal eu ficava no chão ao lado da cama juntamente com meu pai, com uma vela na mão pois tínhamos medo de ela precisar de algo e nós não percebermos) e me disse:"Princesa precisamos nos despedir de sua mãe, porque já lutou demais e essa semana ela vai descansar. Mas filha não tenha medo e só chora quando eu chorar"

Quando ela já não tinha mais forças para lutar contra a doença que sem piedade consumiu até mesmo sua voz, ela esperou meu pai chegar do trabalho e acenando com muita dificuldade chamou-lhe para perto dela e em um esforço sobrenatural lhe pediu ao pé de ouvido: "Quero meu filho!". Foi a ultima vez que ela falou.

Continuarei contando essa história que nada mais é do que biografia de minha vida no próximo texto. Obrigada até aqui e, por favor, esperem a continuação...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLÁ LEITORES! MEUS TEXTOS SÃO INSPIRADOS EM EXPERIÊNCIAS DE VIDA TANTO MINHAS QUANTO DE PESSOAS COM QUEM CONVIVO... GOSTARIA DE OBTER SEMPRE COMENTÁRIOS PARA QUE ASSIM POSSAMOS TROCAR MAIS EXPERIÊNCIAS... AGUARDO VCS!!!!